quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brasil terá primeira pós-graduação na área de cerveja e malte Com o curso, os alunos poderão ser reconhecidos como mestres cervejeiros


23/06/2010 | 06:45

Veja São Paulo
Projeto para pós-graduação em cerveja já foi aprovado pelo Ministério da Educação e deve formar primeira turma no próximo ano.



Rio de Janeiro - O Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (CTS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Vassouras (RJ) se prepara para lançar, no próximo ano, cursos de pós-graduação na área de cerveja e malte. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação.



A informação foi dada pelo coordenador da área de educação da cervejaria-escola, José Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil. "A gente tem uma demanda formal das cervejarias e está em negociação para montar uma turma fechada e poder rodar o curso. O objetivo é firmar o nosso nome como referência na América Latina também para cursos de maior qualificação", disse.

O CTS de Vassouras é conhecido em todo o mundo por abrigar desde 1992 o primeiro curso de técnico cervejeiro do Brasil, similar ao de mestre cervejeiro da Alemanha. O curso é referência em todo o continente latino-americano. Com o curso de pós-graduação, os alunos poderão ser reconhecidos como mestres cervejeiros.

José Gonçalves explicou que a legislação brasileira impede que as pessoas formadas na área de cervejaria no país sejam consideradas mestres cervejeiros, uma vez que para isso seria necessário o nível de mestrado. Isso se aplica também às pessoas que se formam no exterior e vêm para o Brasil. "Quando você faz a conversão do título aqui para o Brasil, ele é um tecnólogo". No Senai, como o curso de cervejaria é de nível médio, o formando recebe o título de técnico. A pessoa, porém, é reconhecida pelo mercado como mestre cervejeiro.

O futuro curso de pós-graduação será ministrado na unidade Tijuca do Senai/RJ, onde serão dadas as aulas teóricas. A parte prática continuará ocorrendo no CTS de Vassouras. "A gente quer dar um upgrade (salto) de forma que as empresas, antes de mandar seus funcionários para a Europa, principalmente para a Alemanha, mandem para o Senai no Rio", disse Gonçalves.

As disciplinas já estão definidas e a cervejaria-escola mantém contato com as empresas do setor visando a fechar as primeiras turmas para 2011. A primeira pós-graduação brasileira na área de cerveja e malte terá quatro meses de duração. As aulas serão realizadas às sextas-feiras à tarde e aos sábados em horário integral.

José Gonçalves informou que a receptividade das cervejarias ao novo curso tem sido boa. Elas consideram que a iniciativa vai preencher uma lacuna. "A abertura desse curso do Senai cria um novo espaço para melhorar a formação de seus profissionais".

domingo, 27 de junho de 2010

Pedra preciosas


"Por mais pequena que seja, uma pedra preciosa é uma partícula de
matéria capaz de reter uma força cósmica. Mas não deveis pensar
que ela irá proteger-vos, curar-vos e dar-vos poderes; se não
fizerdes qualquer trabalho, ele não vos servirá para nada. A
pedra é como uma antena e, tal como a uma antena, é preciso
dar-lhe uma função, mensagens para transmitir. Por detrás dessa
pedra, há forças que circulam, que vibram, mas cabe a vós
fixá-las, orientá-las.
Cada pedra preciosa está preparada pela Natureza para captar
certas energias do Cosmos e difundi-las, propagá-las. Mas não
basta possuir uma pedra preciosa para beneficiar das suas
virtudes, é preciso aprender a servir-se dela para fazer, por si
mesmo, um trabalho interior."


Omraam Mikhaël Aïvanhov: www.prosveta.com.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Microcervejaria Bierbaum


Hoje. dia 23 / 04 / 2010, um dia muito especial para a Microcervejaria Bierbaum.
A seis anos, na data de hoje, a microcervejaria Bierbaum iniciava suas atividades e abertura ao público, como a primeira microcervejaria do Oeste Catarinense.
Inicialmente produzindo apenas chopp do estilo pilsen não filtrado e com produção única e exclusiva para a pizzaria Edelweiss que esta tambem teve sua reinauguração nesta data, más desta vez em imóvel próprio e personalizada nos padrões da arquitetura Austríaca.
Na data de 23 de Abril de 2004 a Microcervejaria Bierbaum iniciava sua história cervejeira em uma cidade com apenas 6.200 habitante. O início um pouco duvidoso e sombrio, más com muita coragem e garra dos jovens empreendedores e colaboradores, a marca Bierbaum e seus produtos com rigoroso controle de qualidade foram conquistando os fieis consumidores locais e regionais.
Hoje a microcervejaria Bierbaum pode se orgulhar pelas conquistas adquiridas nestes 6 anos de vida. Produzindo os chopp PILSEN ( chopp tradicional ), Chopp Pilsen EXTRA GOLD ( mais encorpado ), Chopp ESCURO ( PILSEN DUNKEL ), Chopp fUITBIER ( chopp com Abacaxí ), chopp ESCURO ( pilsen DUNKEL ), Chopp Bock. E está se preparando para o lançamento de novos produtos.
As cervejas serão inicialmente vendidas em garrafas de 600 ml não retornáveis e serão nos estilos. Cervejas - Pilsen EXTRA GOLD, Cerveja BOCK, cerveja WEISS DUNKEL, Cerveja WEISS BOCK e cerveja WEISS HELLES.
Até novembro deste ano a Microcervejaria Bierbaum pretende ultrapassar os 50.000 litros / mes de produção entre o chopp e as cervejas.

Perfil da Microcervejaria Bierbaum no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5462790

Site da Bierbaum está em construção para melhorias.
http://www.bierbaum.com.br/

--
Att
Evandro J. Zanini
BREWMASTER // PROFETA da CERVEJA
--------Contato----------
ejz@ig.com.br
Skype - evandrozanini
MSN - ejz@ig.com.br
Fones Tim 0xx11 8401 6437 e Oi -0xx31 8614 6480
Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=17523228050200825374

terça-feira, 15 de junho de 2010

Promoção AGRARIA


Aos cervejeiro .
Vamos as levas rsrs

Nasdrave

domingo, 6 de junho de 2010

VAMOS NESSA


Prezados clientes e amigos,



Com mais de 40 países no passaporte e centenas de cervejarias visitadas, eu, Xavier Depuydt, est organizando uma viagem para o Great American Beer Festival 2010. Um evento único que acontece na cidade de Denver, Colorado, EUA com mais de 2100 cervejas de pressão (chope), de microcervejarias dos EUA, em um único lugar, e isso apenas em três dias. Eu serei o guia de vcs nessa viagem, podendo passar um pouco do meu conhecimento. Aproveitaremos para visitar as cervejarias Coors, Avery Brewery e a New Belgium. Essas duas últimas estão entre as 10 melhores cervejarias dos EUA. Para mais informações sobre essa viagem inesquecível, é só me mandar um e-mail ou entrar em contato com a ARCR. Reservas limitadas até o final de junho.



Para 2011, se prepare, na mesma época, a viagem será para o Belgian Beer Weekend, em Bruxelas, na Bélgica, um festival imperdível!! Com visita para as melhores cervejarias belgas, inclusive as trappistas.



Para 2010 no mês de agosto vai ter ainda nosso Belgian Beer Boat Festival no Rio de Janeiro um evento de cevada no mar.





Gezondheid, santé , saude , cheers.

Xavier Depuydt

Belgian Beer Paradise

Rio de Janeiro: 21/32562595 - 78175536 - ID: 439394*5

Sao Paulo: 11/35967190 - 78301057 ID: 439394*6

www.beerparadise.com.br